Ciência e Tecnologia

A inteligência artificial coloca em risco o meio ambiente e a solução proposta por Sam Altman ainda não existe

Cada dia é necessário um uso maior de inteligência artificial

Sam Altman contaminación
Sam Altman contaminação

A pegada de carbono da inteligência artificial é algo real. Sustentar os mecanismos de aprendizado de máquina requer uma enorme quantidade de recursos não renováveis para o planeta. Empresas como OpenAI (Sam Altman), criadora de ChatGPT, continuam aumentando sua atividade sem sequer uma gota de preocupação pelas consequências para o meio ambiente.

ANÚNCIO

Os sistemas de inteligência artificial só aumentam a demanda por recursos. À medida que crescem, adicionam novas funções e conquistam mais clientes que necessitam desses serviços tecnológicos.

As produções de hardware estão aumentando e servidores computacionais estão sendo adicionados para melhorar o armazenamento de dados que treinam a inteligência artificial. Isso consome energia elétrica e muitos outros elementos que requerem recursos naturais.

Recomendados

Sam Altman, CEO da OpenAI, oferece uma solução, mas os defensores do meio ambiente praticamente riem na cara dele. A proposta do especialista em inteligência artificial, embora seja muito otimista e ideal, ainda não existe.

Para satisfazer a demanda energética necessária para a inteligência artificial, é necessário o uso de energia nuclear, um método que tem feito bons avanços científicos, mas ainda não é um elemento comercializável; possivelmente levará décadas para que isso aconteça.

Centro de dados da Amazon World Services AWS

“Não há como chegar lá sem um avanço; precisamos da fusão”, disse Sam Altman, de acordo com o Infobae, referindo-se à implementação de sistemas mais massivos de inteligência artificial, a próxima geração em que os especialistas em tecnologia estão mirando.

As críticas a Sam Altman não demoraram a chegar

"Seria muito mais sensato concentrar-se no que temos neste momento e no que podemos fazer neste momento, em vez de esperar algo que pode ou não acontecer. Essa é a questão chave com a IA, pois 'maior é melhor' é simplesmente incompatível com a sustentabilidade", disse o pesquisador Alex de Vries à CNN.

Um relatório da Bloomberg de março de 2023 (há um ano) mostra a pegada de carbono que a inteligência artificial deixa em nosso planeta.

Empresas como Microsoft, Google e OpenAI utilizam sistemas de computação em nuvem, que requerem milhares de chips incorporados em servidores gigantescos, em centros de dados que estão consumindo energia em diferentes partes do mundo.

Centros de dados DATA 4 GROUP (DATA 4 GROUP/Europa Press)

Tags

Últimas Notícias