Estilo de Vida

Conheça cinco dicas que você pode experimentar se estiver muito estressado no trabalho

Dependendo da sua indústria ou situação específica, você pode ter uma maior tolerância ao estresse

Un poco de estrés laboral es normal, pero si arruina tus noches, puede que sea el momento de reevaluarlo. | Foto: stock.adobe.com
Um pouco de estresse no trabalho é normal, mas se está arruinando suas noites, talvez seja hora de reavaliar stock.adobe.com

ANÚNCIO

Se o seu horário de 9 às 5 está causando estresse 24 horas por dia, 7 dias por semana, é hora de fazer uma mudança. Mesmo que um pouco de estresse no local de trabalho seja normal, até inevitável, em outras ocasiões pode se tornar avassalador”, diz a Dra. Jessica Stern, diretora executiva da Three Lemons e psicóloga da NYU Langone Health.

ANÚNCIO

Se isso lhe parece familiar, aqui estão cinco dicas que o ajudarão a lidar com a situação da próxima vez que sentir os ombros muito tensos e a lista de tarefas pendentes muito longa.

1 - Faça uma pausa e verifique por si mesmo

Quando estamos estressados, é mais provável que fiquemos na defensiva ou evitemos, por isso é ainda mais importante forçar-se a dar um tempo. Diminuir a velocidade, mesmo que por alguns segundos, pode ser útil, diz Stern.

"Stern diz ao The Post: 'Consulte consigo mesmo o que está acontecendo exatamente, por que você está se sentindo estressado e onde você se sente atraído. Isso pode orientá-lo sobre o que precisa fazer para resolver qualquer problema que surgir'."

2 - Faça a si mesmo uma pergunta importante

Depois de ter tirado um segundo para verificar consigo mesmo, faça a si mesmo uma pergunta muito importante: Posso fazer algo a respeito agora mesmo?

"O que quero dizer com isso é se esse estresse ou ansiedade é produtivo ou útil. Pode me guiar para uma estratégia de resolução de problemas que seja útil? Ou está atrapalhando meu caminho?" pergunta Stern.

Por exemplo, Stern diz que medos de fracasso ou sentir-se paralisado pelo perfeccionismo podem não ser produtivos naquele momento. É possível que seus pensamentos de ansiedade simplesmente te impeçam de fazer o trabalho. Nestes casos, respirar fundo e se controlar (como mencionamos anteriormente) pode ser realmente útil.

ANÚNCIO

3 - Decida o que está sob seu controle

Em alguns casos, o seu estresse pode parecer relacionado a algo mais concreto, como por exemplo, o seu chefe pedindo um documento importante ou uma data limite se aproximando que não pode ser descumprida.

Nesses casos, pergunte-se: “O que está realmente sob meu controle e o que não está sob meu controle?”, diz Stern. Por exemplo, se você fez o trabalho e agora está ansioso sobre o que um cliente ou seu chefe possa pensar, na realidade não está sob seu controle mudar a opinião deles.

"“Talvez queiras desistir um pouco do teu medo de ‘O que vão pensar de mim?’ se realmente fizeste o melhor que pudeste”, aconselha Stern."

4 - Expresse suas preocupações

Stern diz que, se você se sente constantemente estressado no trabalho, ou se suas tardes são arruinadas porque está pensando no dia seguinte, é hora de falar. Seu gerente pode não saber como você se sente e poderia ajudar a resolver o problema.

"Não é necessário necessariamente desistir disso imediatamente, porque às vezes existem soluções ou ajustes realmente fáceis ou razoáveis que podem ser feitos," explica Stern.

5 - Conheça o seu limite

Sem dúvida, todos os trabalhos são estressantes às vezes. E dependendo da sua indústria ou situação específica, você pode ter uma maior tolerância ao estresse do que outros.

Por exemplo, se é paramédico, correspondente de guerra ou banqueiro de investimentos, o seu limiar de stress pode ser mais alto do que o de pessoas de outras profissões, diz Stern.

“Dito isso, se você perceber que está mais estressado com o seu trabalho do que acredita estar recebendo, é um sinal de que este trabalho, ou até mesmo esta indústria, pode não ser adequado para você”, explica Stern.

Se se sente muito mal pago ou desconectado com a missão da sua empresa, Stern aconselha que pode ser hora de fazer uma mudança.

ANÚNCIO

Recomendado:

Tags


Últimas Notícias